São Geraldo é um dos bairros mais antigos de Volta Redonda

Publicado em Segunda, 18 Dezembro 2017 17:50

São Geraldo é um dos bairros mais antigos de Volta Redonda

Bairro atrai a juventude com lazer e serviços

 

O bairro Vila São Geraldo ou simplesmente São Geraldo, é um dos mais antigos de Volta Redonda, dividido em duas áreas: a parte baixa, com uma concentração de lojas prestadoras de serviços – padarias, farmácia, bares, lojas de autopeças, mecânica e pintura, escolas municipais e estadual – e a parte alta, chamada de Colina, onde localiza a praça de alimentação com choperias, pizzaria e restaurante que atrai um público noturno, universitário e diversificado.

A prefeitura, em setembro, inaugurou o Centro Gastronômico no bairro, liberando que os comerciantes locais voltassem a colocar mesas na praça, fomentando a economia no local. Na rede de saúde pública, o bairro abriga o Hospital São João Batista, que atende, em média, 11 mil atendimentos de emergência, 800 internações e 300 cirurgias, por mês.   

Segundo o IBGE, o bairro tem cerca de quatro mil moradores. A moradora Lúcia Reis lembrou que o seu pai, ex- metalúrgico aposentado Mário Pinheiro dos Santos, falecido em 1994 aos 76 anos, foi um dos primeiros moradores do bairro. Ela adora o local onde vive desde que nasceu e só tem elogios: O meu pai comprou o imóvel em 1969. O bairro é tranquilo, perto de bancos, do comércio da Amaral Peixoto, tenho fácil acesso a tudo, analisou.

O clima no bairro é de alívio e comemoração após a recente inauguração da Rodovia do Contorno (entregue dia 8 de dezembro), que amenizou o fluxo de carretas que passavam diariamente pela Rua Capitão Benedito Lopes Bragança. “O bairro é muito bom, estou aqui há 11 anos. A única reclamação era essa, da quantidade de carretas que a gente convivia e que estão sumindo daqui agora com a nova estrada, a do Contorno”, diz Carla Souza, proprietária de comércio na via.

Estamos há 20 anos com a loja especializada em borrachas, tapetes, mangueiras para qualquer tipo de veículo. As carretas não ajudavam em nada a gente, passando por aqui. Eles somente passavam pela rua em direção ao Rio de Janeiro ou São Paulo, não favorecendo em nada o nosso comércio”, comemora o gerente de loja, Júnior Oliveira.

Comércio e moradores dividem o espaço da principal rua na parte baixa, que tem nas suas proximidades a Praça São Geraldo, a Igreja Católica da Comunidade Eclesial São Geraldo, o centro comunitário Irmã Teresinha de Castro – local de festas e encontros dos moradores, e a sede da associação de moradores do bairro.    

 

Crianças do bairro recebem visita do Papai Noel

O São Geraldo foi o primeiro a receber a visita do Papai Noel, com distribuição de brinquedos no Natal de Esperança. Ellen Aparecida Silva Costa, é mãe da pequena Mikaelle, de cinco meses, e Pedro Henrique, de nove anos. Segundo ela, ver a alegria no rosto dos filhos não tem preço. “Uma sensação prazerosa, pois não há nada melhor do que ver a felicidade no rosto das crianças. Além dos presentes, todos se divertiram muito com as opções de lazer que a prefeitura proporcionou. Uma alegria indescritível ver os olhinhos deles voltados para o Papai Noel”, disse.

Povo festeiro e trabalhador

O escadão José Miguel Militão, com 84 degraus leva à parte superior do São Geraldo, local conhecido como Colina. No local tem a Praça São Geraldo, a Praça Celso Fortes, mais conhecida como Praça da Colina, onde estão bares, choperias, confraria, restaurantes e pizzaria.

O Espaço de Lazer Sebastiana Rocha, mais popularizado como a Casa do Baralho, fica na praça e é o local onde idosos e aposentados jogam o carteado por diversão. Tem sempre movimento durante o dia. As crianças também encontram seu espaço na praça, na Área de Lazer Flávio Assis de Aguiar, que possui diversos brinquedos. À noite, a praça de alimentação é ocupada por um bom público que vai se divertir, formado por jovens, principalmente universitários, amigos, namorados, e famílias completas. Todos se divertem.

O jornaleiro Geraldo Silveira da Silva, de 64 anos, é mineiro de Ouro Preto, e comentou porque escolheu o bairro para viver. “O bairro é muito bem localizado e tem grandes opções de lazer, um bom clube, muitos bares. Faço tudo por aqui”, afirmou.

O gerente de um mercado antigo na Colina, Marcos Rodrigo dos Santos Mendonça, aproveita o fim de ano para fazer um convite. “Quem quiser se divertir vem para a Colina, no São Geraldo, que será muito bem vindo. A diversão noturna oferece as melhores oportunidades para fazer amigos, tomar um chope bem gelado, uma cervejinha e degustar os petiscos. Aqui é o lugar certo para a confraternização”, comentou.

Por José Afonso Gonçalves, com fotos de Gabriel Borges / Secom VR