Volta Redonda realiza primeiro Seminário de Direitos Humanos

Publicado em Sexta, 08 Dezembro 2017 09:17

Volta Redonda realiza primeiro Seminário de Direitos Humanos

Com o tema “Tolerância”, evento também teve objetivo de discutir as políticas de igualdade racial, mulheres, idosos e pessoas com deficiência

 

A Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos de Volta Redonda realizou na manhã desta quinta-feira, dia 07, no auditório da UGB/FERP, o primeiro Seminário de Direitos Humanos do município. O objetivo foi debater temas sobre obrigações legais do Estado em relação à proteção dos direitos humanos. O evento também fez alusão a criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Segundo a secretária Dayse Penna, o seminário também tem o intuito de propiciar um espaço de reflexão, para discutir as políticas de igualdade racial, diversidade de gênero, mulheres, idosos e pessoas com deficiência. “Queremos confraternizar e comemorar os 69 anos das Declarações dos Direitos Humanos com o propósito de abrir o dialogo e refletir. Precisamos diminuir o ciclo de violência. Para que Volta Redonda seja um espaço de união e harmonia”, destacou Dayse.

 

Para o prefeito Samuca Silva, a criação da secretaria de Direitos Humanos mostra o intuito do governo municipal de fortalecer as políticas públicas sobre o tema. “Nesse governo criamos a secretaria de Direitos Humanos para integrar todas as ações que já existiam. Estamos tendo a sabedoria para sentar e dialogar sobre esses assuntos. Temos a responsabilidade de aplicar políticas públicas continuadas, assim vamos avançando”, enfatizou o prefeito Samuca.

 

Além do debate sobre “Igualdade e Tolerância para a Atualidade”, o evento contou com grupos de reflexão para propor ações sobre direitos humanos e debater possíveis avanços sobre o tema.

 

O vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, elogiou a realização do evento “Parabenizo a criação desse seminário, existia uma cobrança do Ministério Público para isso. É muito prudente e um grande ganho para nossa cidade discutir esses temas. Que a gente cresça bastante com essa reflexão e que tenhamos tolerância com o próximo sempre”, comentou Maycon.

 

Para Dom Francisco Biassin, bispo da diocese Barra do Piraí – Volta Redonda, a sociedade precisa discutir de forma ampla questões de Direitos Humanos. “Nesses últimos tempos as polarizações e os confrontos na sociedade brasileira aumentam a cada dia. Precisamos discutir sobre as políticas para proteção dos direitos humanos e sobre a tolerância e respeito ao próximo, de uma forma ampla”, contou Dom Francisco.

 

Por Secom VR, com foto Geraldo Gonçalves