
Projeto Guarda Mirim forma 75 alunos
Entre os assuntos abordados estão Ética, Direitos Humanos e Cidadania e Educação para o Trânsito
Durante a semana, 74 alunos de escolas municipais se formaram no Projeto Social Guarda Mirim, ministrado pela Guarda Municipal e outros órgãos públicos, como Corpo de Bombeiros e STMU. O evento aconteceu em duas datas: na terça-feira, dia 28, a formatura ocorreu no CRAS Ilha Parque, com crianças entre 08 e 14 anos; na quinta-feira, dia 30, foi a vez dos alunos do CRAS Três Poços, jovens entre 15 e 17 anos.
“Falando não só por mim, mas em nome de todos os meus colegas de turma também, esse curso foi muito válido para nós, tendo uma importância enorme em nossas vidas e que jamais iremos esquecer. Nele fizemos novos amigos, conhecemos muitos lugares e profissionais diferentes. O curso nos auxilia a ser mais conscientes e a enxergar a vida de uma forma mais cidadã”. A afirmação é da aluna do CRAS Três Poços e moradora do bairro Kelly Juliane Silva de Azevedo, de 15 anos.
Para cumprir a grade curricular, os profissionais se dividiram entre aulas de Educação para o Trânsito; Noções de Primeiros Socorros; Ética, Direitos Humanos e Cidadania; Educação Ambiental e Defesa do Patrimônio; Educação Anti-Drogas; Planejamento Familiar; Saúde Pública; Oficina do Esporte e Prevenção da Violência Doméstica.
Foram três meses e meio de aulas teóricas e práticas, que incluíram visitas à sede do Corpo de Bombeiros; Zoológico Municipal; Centro de Zoonoses e ao Saae VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Por conta da diferença de idade entre as turmas, a Guarda Municipal Priscila Monteiro, coordenadora e uma das instrutoras do projeto, explica que a abordagem dos assuntos também era feita de forma diferenciada, para que todos pudessem acompanhar, entender e ampliar seus conhecimentos.
Entre as aulas práticas, os alunos visitaram o quartel de Bombeiros e a estação de tratamento de água. Tiveram também palestras sobre primeiros socorros. “A gente sempre espera colher bons frutos, se esforça para que tudo dê certo e quando, no final do curso, vê que o percentual de positividade e aproveitamento é muito maior que a expectativa inicial. Hoje, eles estão com os horizontes muito mais ampliados, eles sabem que podem ser o que quiserem e que só depende deles”, afirmou Monteiro.
Maycon Abrantes, secretário de Ação Comunitária e vice-prefeito, esteve nas duas formaturas e saiu com uma ótima impressão do resultado final do curso: “A gente vem acompanhando todo o processo, desde a primeira aula e vê mudanças significativas nos alunos, principalmente em relação ao respeito ao próximo e à consciência cidadã”, afirmou.
“Temos certeza que serão adultos melhores, mais respeitosos e comprometidos com a família e a sociedade. Todos os envolvidos com os alunos estão de parabéns, desde os funcionários dos CRAS, os profissionais que ministraram as aulas e as próprias famílias, que entenderam a proposta do curso”, acrescentou o prefeito Samuca Silva.
Por Adriana Marins, com fotos de divulgação / Secom VR