Concluída primeira fase de debates sobre Plano de Mobilidade Urbana
Prefeitura irá realizar 2ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana em dezembro
Volta Redonda deu mais um passo para a construção do Plano de Mobilidade Urbana do município, que irá nortear as políticas públicas sobre o tema pelos próximos 20 anos. O encontro aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 09. A prefeitura encerrou a fase de coleta de dados da população sobre o assunto, recebendo demandas e sugestões de melhorias. Foram 21 encontros em regiões da cidade e três reuniões com associações, entidades de classe, sindicatos e universidades.
Nessa quinta-feira, o encontro aconteceu no auditório da prefeitura de Volta Redonda. O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, fez um balanço positivo dos encontros. “Foi realmente uma oportunidade para que as pessoas pudessem passar suas opiniões sobre mobilidade. Esse diagnóstico é um ponto de partida, foi importante para a gente receber essas informações. Mais de 500 pessoas compareceram aos debates com intuito de, de fato, ajudar na construção do PlanoMob”, comentou.
Avançando no objetivo de criar o Plano de Mobilidade Urbana, a prefeitura de Volta Redonda vai realizar em dezembro a 2ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana, conforme informou o prefeito Samuca Silva. “Nessa oportunidade vamos eleger os membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, um compromisso do nosso governo. Ouvimos a população nessa fase de discussão do PlanoMob e vamos apresentar um diagnóstico dessas demandas na conferência. Vamos criar um Plano de Mobilidade pensando em políticas públicas para os próximos 20 anos”, disse.
O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana terá o papel de fazer o controle social do PlanoMob. “A sociedade, além de ajudar a construir o PlanoMob, vai ter papel fundamental na fiscalização de sua aplicação”,acrescentou o prefeito Samuca Silva.
Já o secretário municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Júlio Andrade, explicou a importância dos debates para a construção do PlanoMob. “Temos uma série de diretrizes a seguir, conforme legislação federal, entre elas que os pedestres e ciclistas têm prioridade sobre os modos motorizados. Além disso, os veículos de transporte coletivo têm prioridade sobre os veículos individuais”, disse.
Durante os encontros, os moradores ainda tiveram a oportunidade de conhecer um diagnóstico sobre a mobilidade de Volta Redonda. “Nos últimos anos, a nossa população cresceu cerca de 7%, enquanto a frota de veículos aumento mais de 130%. Somos a cidade do Estado do Rio de Janeiro com mais carros para cada 100 mil habitantes”, destacou. Confira abaixo o número de veículos em Volta Redonda, conforme dados do ano de 2015 do DENATRAN.
Moradora do São João há 47 anos, Cláudia Mara fez questão de participar do debate em seu bairro sobre o tema.“Foi uma oportunidade da gente poder expor a prefeitura os problemas do bairro. Somos nós que moramos aqui e que conhecemos os problemas de perto”, disse, ressaltando que, entre os problemas do bairro, estão estacionamento irregular e obstrução das calçadas.
Os debates para a construção do PlanoMob foram organizados pelas secretarias municipais de Transporte e Mobilidade Urbana; Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão; e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU).
Dados sobre número de veículos em Volta Redonda (2015):
Automóvel: 91.189
Caminhão: 2.368
Caminhão trator: 312
Caminhonete: 6.560
Camioneta: 4.507
Micro-ônibus: 424
Motocicleta: 14.820
Motoneta: 2.106
Ônibus: 630
Trator de rodas: 7
Utilitário: 715
Outros:1.458
Total de veículos: 125.096
Por Mateus Gusmão, com fotos de Evandro Freitas – SecomVR