Prefeitura de Volta Redonda orienta moradores sobre obras na
entrada do Açude
Serviço realizado pelo Saae VR vai sanar o problema de falta de água na região do Açude e Retiro
Uma reunião entre representantes da Guarda Municipal, secretaria municipal de Transporte de Mobilidade Urbana, Saae VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda), e presidentes das associações de moradores dos bairros Açude e Retiro, realizada na sede da secretaria, nesta quarta-feira, dia 01, marcou a orientação do governo municipal de avançar com o diálogo. O encontro, que serviu para tratar dos detalhes da obra que irá melhorar o abastecimento de água potável no complexo Açude e Santa Rita de Cássia, representa a gestão democrática do governo municipal, de acordo com o presidente da Associação de Moradores do Bairro Retiro, Wanderley Dias de Moura.
“Tenho percebido que essa gestão municipal preza pela participação da população nas discussões sobre as obras e serviços realizados em toda a cidade. Isso é muito importante, pois nós conhecemos a realidade do nosso bairro e podemos contribuir para minimizar os transtornos referentes a essas obras. Antes, a gente não tinha nem conhecimento do que acontecia e muito menos podia dar a nossa opinião”, disse Wanderley.
Para o prefeito Samuca Silva, envolver a população em situações como esta é importante para evitar prejuízos à comunidade. “Temos um governo baseado no diálogo. Se é a população quem será atingida com a obra, porém também a maior beneficiada com a mesma, é de extrema relevância que a comunidade seja informada de tudo que vai acontecer e dos devidos prazos. Assim, todos conseguem se organizar”, afirmou Samuca.
Segundo o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, o objetivo do encontro é discutir com as associações um plano de mobilidade para diminuir o impacto desta grande obra do Saae VR, que terá início em novembro e vai até março de 2018. “Nada melhor do que contar com apoio de quem conhece os bairros onde a obra será executada. Eles sabem de toda movimentação que acontece em seus bairros e podem nos ajudar, e muito, com que os trabalhos não prejudiquem o dia a dia dos moradores”, disse Wellington.
Segundo o chefe de divisão de engenharia do Saae VR, Carlos Eduardo Teobaldo Alves, as obras terão inicio na próxima segunda-feira, dia 6. Na primeira fase, de acordo com Carlos Eduardo, as obras serão realizadas em um trecho que não vai interferir no fluxo do transporte coletivo do bairro. “Vamos demorar mais ou menos uns 15 dias na Rua A, que não interfere muito no transito do bairro”, afirmou o chefe de divisão.
O comandante da Guarda Municipal, Paulo Henrique Dalboni, esclareceu que a empreiteira que irá executar a obra será responsável pela sinalização do local. “A Guarda Municipal irá fiscalizar o trânsito no entorno da obra para garantir a fluidez do trânsito”, tranquilizou Dalboni.
Quem está comemorando o início da obra é o presidente da Associação de Moradores do Bairro Açude I, II, III e IV, Alan Cunha Gomes. “Essa obra é uma antiga reivindicação dos moradores e irá contribuir muito para resolver o problema de falta de água no bairro. É a resolução de um problema antigo”, concluiu o presidente.
Por Fátima Santos, com fotos de Geraldo Gonçalves / SECOM VR