
Prefeitura de Volta Redonda idealiza parcerias com Corpo de Bombeiros
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 1º, o coronel Roberto Miúra, diretor geral de Saúde do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, para discutir futuras parcerias entre o governo e a entidade estadual. Miúra solicitou ao chefe do Executivo um apoio para os atendimentos clínicos aos 1,2 mil bombeiros militares e seus dependentes na região do Sul Fluminense.
Atualmente, os bombeiros só têm a capital fluminense para receber os atendimentos médicos, emergenciais e de alta complexidade. “O que a população espera é que essa união entre as instituições públicas possa melhorar a qualidade de vida dos servidores e da própria população”, frisou o prefeito.
O único hospital conveniado que atendia os bombeiros e seus familiares em Volta Redonda era o São Camilo. Porém, a unidade particular encerrou as atividades e a prefeitura transformará o local no Hospital Municipal do Idoso. A inauguração desta unidade deve acontecer no início do mês de dezembro, conforme informou Alfredo Peixoto, secretário municipal de Saúde.
Volta Redonda quer aumentar frota de ambulâncias
“O número de ambulâncias no município é insuficiente para atender a população de quase 300 mil habitantes”, avaliou o prefeito Samuca Silva, durante a reunião. O Consórcio Intermunicipal de Saúde, que tem a gerência do Samu 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), informou que há apenas duas unidades móveis na cidade – uma fixa na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, e outra no bairro Retiro, próxima à sede do programa Na Hora.
“Isso é muito pouco e a prefeitura não tem autonomia sobre as unidades móveis do Samu. Recebemos muitas reclamações sobre o atendimento do programa”, destacou o prefeito. Os bombeiros têm apenas uma ambulância para atender Volta Redonda e Pinheiral, segundo informou o tenente-coronel Leonardo Loyola, novo comandante do 22º GBM (Grupamento dos Bombeiros Militares).
Segundo Hilquias Lopes Faria, da Central de Ambulância de Volta Redonda, a cidade possui sete unidades móveis. Das quais, três ficam de plantão 24 horas; duas para o transporte de pacientes a outros municípios, além de uma para Hospital do Retiro e outra para o São João Batista. Samuca Silva determinou ainda que a ambulância da Guarda Municipal volte a funcionar no município.
Bombeiros Mirins – O prefeito também se comprometeu em ajudar o 22º GBM a voltar com o programa ‘Bombeiros Mirins’, voltados aos estudantes da rede pública de ensino.
“É uma oportunidade para essas crianças e adolescentes receberem informações que servirão para toda a vida. No programa aprenderão sobre disciplina, noções de defesa civil, prevenção à dependência química, serviços voluntários, ordem unida e muito mais”, contou Loyola.
“O que estiver ao nosso alcance vamos fazer para voltar com o programa de tamanha importância para os nossos jovens”, finalizou Samuca, que deve se reunir nas próximas semanas com o coronel Roberto Bobadey, secretário estadual de Defesa Civil e Comandante-Geral dos Bombeiros.
Por André Aquino, com foto Gabriel Borges / Secom VR