Secretaria de Saúde de Volta Redonda
apoia evento de atenção à saúde vascular
Orientações eram passadas dentro de inflável representando artéria instalada no térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília
Quem passou pelo térreo do Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, na manhã deste sábado, dia 21, se deparou com uma artéria gigante instalada no meio da praça. A estrutura inflável era um dos artifícios utilizados pelos médicos da secção do Médio Paraíba, da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular Regional Rio de Janeiro (SBACV-RJ), para esclarecer a população sobre as doenças circulatórias.
“Temos que mostrar à população os fatores de risco, incentivar a população e alertar que, na maioria dos casos, a doença circulatória não tem cura”, afirmou a médica angiologista Gina Mancini.
O inflável, já com acúmulo de gordura visível, atraía as pessoas. A família de dona Josefina Graciane, que sofreu um infarto há alguns anos, e estava com as filhas Giane Gioia e Gicilda Gioia, mora em Resende e fazia um passeio em Volta Redonda e foi convencida pelo angiologista João Roberto Chaves de Almeida a escutar sua explanação.
“Cuidar da alimentação e fazer exercícios leves são algumas das atitudes que devemos tomar”, aconselhou.
A família se entreolhou e Giane logo confessou que mãe cobra boa alimentação das filhas. “Em casa temos que seguir o exemplo da mãe. Que é a única que se preocupa em manter uma boa alimentação”, disse Giane.
Mas houve também quem parasse para dar aula. O casal Shirley Ferreira da Silva e Sebastião Carlos da Silva, ambos de 80 anos e casados há 50, moradores do Jardim Tiradentes, são exemplo a ser seguido. “Fazemos musculação no Estádio Raulino de Oliveira duas vezes por semana, ginástica com o grupo da terceira idade do bairro também por duas vezes na semana e eu ainda faço hidroginástica”, disse Sr. Sebastião, recebendo os parabéns do médico João Roberto.
O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, ressaltou que qualquer ação que incentive a prevenção à saúde merece apoio do poder público. “Trabalhar a prevenção é um dos principais objetivos da saúde de Volta Redonda”, afirmou.
O diretor da secção Médio Paraíba da Sociedade Brasileira de Angiologia, Luiz Carlos Soares Gonçalves, explicou que o evento faz parte das atividades pelo mês de atenção à saúde vascular, comemorado em setembro em todo Estado do Rio de Janeiro. “As ações aconteceram no Rio, nos bairros Leme e Cinelândia; em Nova Iguaçu; e Petrópolis. Pelo grande alcance, o projeto se estendeu pelo mês de outubro e estará no último fim de semana em Macaé e Cabo Frio”, lembrou.
Por Renata Borges com fotos de Evandro Freitas – Secom/VR