Dia do Idoso é comemorado em Volta Redonda

Publicado em Segunda, 02 Outubro 2017 17:30

Dia do Idoso é comemorado em Volta Redonda

Alunos dos grupos de convivência e dos cursos para a Melhor Idade participaram das atividades

A Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda (Smac) promoveu nesta segunda-feira, dia 2, na Praça Sávio Gama, em frente à prefeitura, no bairro Aterrado, uma comemoração alusiva ao Dia Mundial do Idoso. O evento, que teve início ás 9h, contou também com a participação das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Políticas Públicas para as Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Meio Ambiente, e Saúde, além da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). Os participantes fizeram um aulão de capoeira e zumba e puderam levar para casa mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, produzidas no Parque Municipal do Ingá. Ao todo, 100 mudas foram distribuídas.

 

O vice-prefeito e secretário municipal de Ação Comunitária, Maycon Abrantes, agradeceu a todos os parceiros presentes e destacou as ações do governo municipal para os idosos. “A administração do prefeito Samuca Silva prioriza um tratamento de carinho, atenção e amor ao idoso, com o desenvolvimento de políticas públicas para melhor qualidade de vida e aumento da expectativa de vida aos idosos. Em breve teremos o Hospital do Idoso, mais uma conquista da população que estará em funcionamento. As negociações para assinatura do contrato com a direção do Hospital São Camilo estão bem adiantadas”, anunciou.

 

Maycon lembrou também da viagem anual que beneficia os grupos da Melhor Idade. “Estamos aguardando o TCE (Tribunal de Contas do Estado) que fez algumas exigências que já foram atendidas”, continuou o vice-prefeito, que representou o prefeito Samuca Silva.  

 

Dona Sebastiana Silva Vieira, de 77 anos, elogiou a iniciativa da prefeitura em comemorar a data. “A gente sai para distrair, se movimentar, fazer amizades. O idoso não pode ficar dentro de casa olhando para as paredes, tem que se divertir”, frisou Sebastiana Silva. 

 

No aulão de capoeira, os movimentos realizados pela dona Claudelia Guimarães Moeda, de 85 anos, chamava a atenção pela flexibilidade. Ela realizou todos os exercícios junto com o grupo da Melhor Idade, na exibição feita na Praça Sávio Gama.

 

“Eu faço capoeira e exercícios há 23 anos e gosto muito. Além de melhorar meu condicionamento físico, é uma alegria, uma diversão. Não consigo ficar parada em casa. Estarei presente, sempre que eu puder”, afirmou a idosa.

 

Além das secretarias municipais também estavam presentes no evento entidades filantrópicas como o Lar dos Velhinhos; LBV; o Instituto de Longa Permanência para Idosos João Miguel da Silva, do Asilo Dom Bosco; o Centro Dia Synval Santos; a Associação dos Aposentados de Volta Redonda; representantes do CREAS (Conselho Regional de Assistência Social) e do Conselho Municipal do Idoso e Fundo Municipal do Idoso.

 

Por José Afonso, com fotos de Gabriel Borges / Secom VR