Prefeitura não planeja aumento de impostos para 2018

Publicado em Segunda, 25 Setembro 2017 17:46

Prefeitura não planeja aumento de impostos para 2018

Garantia foi dada durante reunião entre o prefeito e profissionais de contabilidade

 

Um grupo de profissionais de contabilidade foi recebido pelo prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, na manhã desta segunda-feira, dia 25. Eles apresentaram uma pauta de reivindicações da categoria. Em resposta, o chefe do Executivo sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para discutir as reivindicações ligadas à profissão, o que foi aceito por eles. O GT, que ainda precisa ser publicado no diário oficial do município, contará com três membros da prefeitura: representantes da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo; da Fazenda e do Gabinete Estratégico, além de profissionais da contabilidade. Já existe um GT sobre as questões tributárias municipais que será subordinado ao grupo dos contadores.

 

A ordem de Samuca à Secretaria de Fazenda é que não haverá aumento na carga tributária em 2018 nos impostos municipais. “Não é o momento para isso. Peço que vocês (contadores) espalhem a notícia aos seus clientes”, frisou o prefeito de Volta Redonda, afirmando ainda que a cidade teve um recorde de arrecadação.

 

“Sou prefeito da Educação, da Saúde, da Cultura, do Desenvolvimento Econômico, do Emprego, e também dos Contadores. Vamos dar as mãos e enfrentar a crise juntos. Estamos comprometidos com o crescimento da cidade. Tivemos um recorde de arrecadação, mas ainda não estou comemorando. O crescimento ainda não é sustentável no âmbito nacional”, avaliou o Samuca Silva, que é contador de formação.

 

O prefeito solicitou ainda que a sua equipe estude os casos específicos apresentados pelos representantes dos contadores. “Se for preciso, vou à Brasília, mudamos a lei municipal e dialogamos com as empresas. É um momento de unirmos forças para enfrentar a crise. Mas sempre farei isso com o aval do grupo de trabalho”, disse o prefeito de Volta Redonda.

 

Participaram da reunião, representantes da secretarias de Fazenda; do Desenvolvimento Econômico e Turismo; Empresa de Processamento de Dados (EPD) e da Junta Comercial.

 

Alvará Fácil e mais facilidade para o empreendedor

 

Os profissionais da contabilidade elogiaram a agilidade nas emissões de alvará. Joselito Magalhães, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, lembrou que, diariamente, técnicos responsáveis pela emissão do documento se reúnem para avaliar cada processo. “Estamos maior agilidade aos empresários para gerarmos emprego e renda”, contou o secretário.

 

A Casa do Empreendedor, promessa de campanha, deve começar a funcionar ainda esse ano, conforme ressaltou o prefeito Samuca Silva. “O local vai facilitar todo trabalho dos contadores que é fundamental para abertura de empresa para a cidade”, destacou o prefeito, dando um prazo de 60 dias para o início.

 

Além disso, ainda esse ano, a cidade investirá em divulgação em feira de negócios em todo país e quer criar um evento na Ilha São João voltado aos contadores. “Será mais uma forma de divulgar a cidade aos empresários de todo país para investir na cidade”, justificou o prefeito de Volta Redonda.  

 

O presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis, Leandro da Cunha Glória, ressaltou a importância do diálogo com o prefeito para a classe. “Foi uma oportunidade da categoria em apresentar nossas propostas e analisar se é viável colocar em prática. Uma boa relação dos contadores com o poder público será fundamental para a geração de emprego à Volta Redonda, num momento de grave crise econômica”, afirmou o presidente da associação de contadores. Atualmente, há em torno de 150 contadores atuando no mercado de trabalho em Volta Redonda.

 

Por André Aquino, com foto Gabriel Borges / Secom VR