Secretarias começarão a usar nova ferramenta de Geoprocessamento

Publicado em Quarta, 30 Agosto 2017 11:40

Secretarias começarão a usar nova ferramenta Geoprocessamento

Ferramenta foi apresentada aos representantes dos órgãos públicos municipais e permite melhor planejamento de gestão

 

Uma equipe do IPPU-VR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda) realizou na manhã desta terça-feira, dia 29, uma apresentação para representantes de diversas secretarias da prefeitura, no auditório do Palácio 17 de Julho. O tema foi a ferramenta de Geoprocessamento Quantum GIS (QGIS) que, segundo a presidente do IPPU, Maria Ilma de Andrade Silva, poderá ser utilizada por todas as áreas do Governo Municipal.

É uma ferramenta moderna que muitas prefeituras já utilizam e ela vai permitir que cada secretaria possa usar o geoprocessamento para fazer o planejamento da sua gestão. Será útil, por exemplo, para a Secretaria de Fazenda usar para o cadastro, a de Educação para tratar suas demandas, como necessidade de cada escola em determinado local, ou a Defesa Civil para ter informações de áreas em mapa e não só em planilha, explicou a presidente.

Durante a apresentação, os representantes do IPPU explicaram que é preciso que cada secretaria repasse suas necessidades.  Os dados vão servir para que o instituto possa mantê-los atualizados. Estamos combinando que cada secretaria terá duas pessoas que serão capacitadas e ficarão responsáveis em nos passar esses dados. O objetivo é que possamos trabalhar integrados, com o IPPU dando suporte a todas as secretarias”, explica a presidente do IPPU.

Quando as secretarias passam a trabalhar em parceria, a população ganha. Usar a tecnologia a nosso favor é fundamental nesse caso. A iniciativa do IPPU veio em ótima hora”, acrescentou o prefeito Samuca Silva, reforçando que a ferramenta já está à disposição das secretarias.

Por Raphael Martiniano, com fotos de Gabriel Borges / Secom VR