FÓRUM DE SAÚDE DA MULHER ACONTECE EM VOLTA REDONDA

Publicado em Terça, 02 Maio 2017 14:51

FÓRUM DE SAÚDE DA MULHER ACONTECE EM VOLTA REDONDA

Foram discutidas políticas públicas na saúde da mulher; secretária anuncia início do mutirão de exame de mamografia

 

O Fórum Municipal de Saúde da Mulher aconteceu neste sábado, dia 29, no UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biasi), no Aterrado. Com o tema ‘Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade’, o evento foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a de Políticas Públicas para as Mulheres, além do Conselho Municipal de Saúde. O encontro, que reuniu em torno de 150 pessoas, foi também uma etapa para a I Conferência Regional de Saúde da Mulher, que será realizada no mesmo local. A conferência acontecerá no próximo dia 13.

 

Durante o evento, a secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, divulgou que vai reformular a política pública na saúde da mulher, focando principalmente na prevenção. E mais: ela anunciou também que o mutirão de exames de mamografia iniciará na próxima semana. “Hoje, o câncer de mama é a que mais mata. Por essa razão, daremos uma atenção especial para esse mutirão. Nossa meta é zerar a fila de espera do exame em menos de um mês”, contou a secretária municipal de Saúde

 

Márcia Cury também pretende firmar uma parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres para saber quais as principais reivindicações das mulheres no setor da saúde. “O ideal é formar um grupo de trabalho entre as duas secretarias para montar um plano de ação, principalmente na política de prevenção”, disse a secretária, citando a questão da gravidez na adolescência. “É um trabalho árduo; no entanto, gratificante”.    

 

Deyse Penna, secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, concordou e complementou: “Hoje, nós, mulheres, somos a maioria na sociedade. Uma parceria com a Secretaria de Saúde é fundamental, embora seja comprovado que as mulheres cuidam mais da saúde do que os homens”. 

 

A programação do Fórum começou às 8hs e foi até 17hs. No período da manhã, aconteceram quatro palestras. Foram elas: “Saúde da Mulher no Município de Volta Redonda”, ministrada pela Juliana Monteiro Ramos Coelho, coordenadora da Saúde da Mulher de Volta Redonda e “Implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres”, com a médica sexóloga Maria do Espírito Santo. Já Sônia Latge, médica e diretora da União Brasileira de Mulheres no Rio de Janeiro, falou sobre “O mundo do trabalho e suas consequências na vida e saúde das mulheres. A psicóloga Ana Carolina de Oliveira, do Conselho de Entidades Negras do Interior do Estado, ministrou a palestra “A Saúde da Mulher Negra”. No período da tarde, as participantes formaram grupos de discussões sobre temas pré-estabelecidos.        

 

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, voltou a dizer que uma das prioridades do seu governo, além da geração de emprego, é a saúde. “Estamos trabalhando incansavelmente para atender da melhor maneira possível os pacientes da rede municipal, principalmente as mulheres”, disse o chefe do Executivo, ressaltando os resultados obtidos no mutirão da saúde: foram mais 9,3 mil atendimentos e exames em seis especialidades. Em janeiro, a demanda reprimida da rede de saúde de Volta Redonda chegava ao número de 12 mil. 

 

Por André Aquino com foto Geraldo Gonçalves