
SMEL promove projeto ‘Volta Redonda em Movimento’
Atividades físicas, esportivas, recreativas e de dança estão sendo realizadas na Ilha São João
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) de Volta Redonda está realizando até o dia 27 de janeiro, no complexo esportivo da Ilha São João, o projeto Volta Redonda em Movimento. O evento tem como objetivo promover várias atividades físicas, esportivas, recreativas e de dança para a população da cidade, enquanto os ginásios passam por manutenção. De acordo com a secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, o projeto não gera gastos ao município e tem a função de atender a população em todas as idades.
“Esse projeto não tem custo nenhum para a prefeitura. Estamos usando esse espaço físico da Ilha São João que tem a quadra externa, ginásio, pavilhão e o mini-estádio. Nosso objetivo é usar essa estrutura toda para essas atividades. Os ginásios passam por manutenção para atender melhor a população, enquanto isso nossa idéia é concentrar as atividades aqui na Ilha” disse Maria Paula.
Nos dois primeiros dias de atividade, já participaram cerca de 120 pessoas entre idosos, crianças e adolescentes. Para a moradora do bairro Dom Bosco Conceição Maria Nascimento, de 80 anos, voltar à ginástica para a terceira idade é muito importante para a saúde dos idosos “Estou adorando. Fique parada durante três meses e voltei ontem às atividades de ginástica. Enquanto o ginásio que faço minhas atividades não voltar a funcionar, vou vir para a Ilha todos os dias. Essas atividades fazem bem para a saúde de cada idoso que está aqui praticando e melhorando a sua qualidade de vida”, explicou Conceição.
Durante esse período, as ações destinadas ao lazer serão voltadas para o complexo da Ilha São João. Segundo Rodolfo Silva, diretor do Departamento de Lazer da Smel, a previsão é que as atividades durem uma semana, mas depende da limpeza dos ginásios “Até que tudo se restabeleça, as atividades e ações de lazer de todos os projetos serão realizadas no complexo da Ilha. Nada impede que esse prazo seja prolongado para mais uma semana. Nosso objetivo é oferecer também um serviço com segurança. Sabemos das dificuldades com o transporte público, mas foi necessário para que os projetos não ficassem parados e prejudicassem a população e principalmente os que dependem dessas atividades físicas para evitar problemas de saúde” garantiu Rodolfo.
Programação de atividades:
7h às 9h – Terceira Idade – Ginástica / Dança / Recreação / Musculação
9h às 11h e das 14h às 16h – Segundo Tempo – esportivas e recreativas
16h às 17h – Viva a Vida / Dança / Recreação / Musculação
Por Maria Clara Sales com foto Gabriel Borges