Palestra da Secretaria de Saúde de Volta Redonda orienta funcionários de contabilidade sobre zika, dengue e chikungunya
A Coordenadoria de Vigilância Ambiental realizou na tarde desta quarta-feira, dia 11, uma palestra para informar as medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya e sobre os riscos dessas doenças. Cerca de 40 funcionários da Contabilidade Real participaram da explanação do evento ministrado pela agente de Endemias, Andreza da Silva Ferreira, e pela supervisora de Campo, Janaína Aparecida.
A agente de Endemias, que ministrou a palestra, focou a conversa na importância de manter a qualidade de vida. “Só conquistamos mais qualidade de vida com a manutenção da saúde”, afirmou Andreza, deixando claro que cada um deve ser responsável por manter a sua casa saudável, sem criadouros para o mosquito. “Os agentes de campo fazem visitas periódicas. Normalmente, uma vez a cada dois meses. Mas é preciso fazer a manutenção para que o Aedes aegypti não se prolifere”. Para confirmar a necessidade desta vistoria, Andreza citou dados de janeiro do ano passado que apontou pratos de vasos de planta como o foco do mosquito.
“É muito importante prevenir o mosquito e, principalmente, formar multiplicadores entre nossos funcionários. Somos cerca de 40 pessoas aqui. Gosto de pensar que cada uma destas famílias tem um soldado contra o mosquito, a partir destas orientações”, destacou o responsável pelo Departamento Pessoal da empresa, João Batista da Cunha.
Entre os funcionários, Fabiane Clarisse, que é escriturária, afirmou que faz o controle semanal em casa, mas aproveitou a palestra para tirar dúvidas com as especialistas no assunto. Já o auxiliar de escritório Ramon Garcez Rodrigues achou importante a iniciativa. “Controlar a proliferação do mosquito da dengue é uma questão de saúde”, disse.
Além da explanação da agente de Endemias, todos os funcionários receberam panfletos com orientações sobre a campanha 10 Minutos Salvam Vidas, lançada em 2016 pelo Governo do Estado. O explicativo contém um roteiro para vistoria do imóvel levando apenas 10 minutos. A orientação é fazer o roteiro, pelo menos, uma vez por semana.
“O mosquito Aedes Aegypti não transmite só a dengue, ele também transmite a Zika e a Chikungunya. É preciso estar atento, principalmente nessa época do ano, quando a proliferação do mosquito é muito maior”, lembrando que essa palestra pode ser agendada pelo telefone da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, pelo número: (24) 3339-4555.
Principais cuidados para evitar o mosquito:
- Manter caixas d´água, galões, poços e barris bem vedados;
- Ralos limpos e com tela;
- Manter limpas as bandejas de ar-condicionado e da geladeira;
- Pratos de vasos de planta com areia até a borda;
- Vasos sanitários, sem uso constante, fechados;
- Pneus sem água e em lugares cobertos;
Por Renata Borges, com foto de Geraldo Gonçalves / Ascom-VR