Volta Redonda sedia encontro de prefeitos do Sul Fluminense

Publicado em Quinta, 05 Janeiro 2017 18:16

Volta Redonda sedia encontro de prefeitos do Sul Fluminense

Objetivo é promover o desenvolvimento econômico regional por meio da criação de um Conselho de Desenvolvimento

 

Onze prefeitos em prol de um único objetivo: o desenvolvimento de uma das principais regiões do Estado do Rio – a região Sul Fluminense. O primeiro encontro do Conselho Regional de Desenvolvimento aconteceu na prefeitura de Volta Redonda, nesta quinta-feira, dia 5. O próximo será em Piraí. O objetivo é buscar, de forma conjunta, maior desenvolvimento econômico. “A região em tempos de crise perdeu muito. A maioria dos novos prefeitos assumiu suas respectivas prefeituras com a situação financeira em estado grave e as cidades precisam mostrar essa situação e buscar soluções”, disse o prefeito de Piraí, Luiz Antônio.

 

Participaram da reunião representantes dos municípios de Barra Mansa; Porto Real; Quatis; Rio Claro; Resende; Pinheiral; Vassouras; Piraí; Valença; Itatiaia e Volta Redonda. O representante de Barra do Piraí não pode comparecer ao evento, mas também faz parte do grupo. “Esse é ponta pé para a criação do conselho regional. Precisamos aumentar nossa capacidade de arrecadação e essa união é primordial”, acrescentou o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

 

A maior preocupação dos chefes do Executivo é a insegurança jurídica em que o Estado do Rio se encontra. “Essa é uma questão prioritária. Há 100 empresas na fila de espera para saber se terão ou não incentivos fiscais para instalarem-se no Rio e muitas podem vir para nossa região, mas se não houver os incentivos, com certeza, essas empresas irão para outro estado”, garantiu Luiz Antônio.

 

O desemprego é outra grande preocupação dos prefeitos. “As empresas estão demitindo e em Rio Claro tem muita gente desempregada. Antes havia diversos ônibus de empresas que saiam lotados de trabalhadores e agora esse número caiu drasticamente”, lamentou o prefeito de Rio Claro, José Osmar de Almeida. “A prefeitura precisou demitir 400 funcionários em Valença”, reforçou o prefeito, Fernando Graça.

 

Rodrigo Drable, prefeito de Barra Mansa, sugeriu que, além das questões coletivas, o grupo apoie as necessidades de cada município. “Podemos nos ajudar em diversas formas, como, por exemplo, trocando informações das pendências de cada município, assim podemos trocar serviços. Para exemplificar: Eu tenho uma usina de asfalto parada e o Dudu (prefeito de Itatiaia) precisa de processar asfalto”, disse Drable, acrescentando que a criação de um serviço de compras coletivas ajudaria na economia das cidades.

 

Como resultado da primeira reunião do conselho, uma carta expondo a preocupação dos gestores foi formulada para ser entregue a deputados da região e também ao secretário Christino Áureo, provavelmente, na próxima semana. “Hoje demos o primeiro passo. Acredito que vamos conseguir desenvolver ainda mais os nossos municípios e nossa região com esse conselho que está sendo criado”, finalizou Samuca.

 

Por Thaissa Costa com foto de Gabriel Borges / Ascom VR