
Manhã de importantes reuniões no gabinete do governo municipal de Volta Redonda.
Quinze dos 21 vereadores de Volta Redonda participaram de um encontro com todo o secretariado municipal
O prefeito Samuca Silva convidou todos os vereadores para acompanhar o encontro com os secretários municipais nesta quarta feira, dia 4.Ele reafirmou que toda equipe do executivo está à disposição dos parlamentares. Dos 21 vereadores, 15 compareceram à reunião e demonstraram apoio a governabilidade em temas que sejam para o bem da cidade. Os vereadores que não puderam estar presentes se justificaram, informando que havia compromissos já agendados. Samuca reafirmou a importância de todos trabalharem para o bem da sociedade.
“Estou determinando que a equipe de secretariado atenda, da melhor maneira possível, cada parlamentar e suas demandas. Acreditamos que os vereadores conhecem muito bem os problemas de cada bairro, já que eles estão na ponta da sociedade”, afirmou o prefeito, que passou todos os telefones de sua equipe aos vereadores.
O presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, vereador Sidney da Silva Teixeira, o Dinho, agradeceu a abertura e o diálogo que o novo Governo Municipal está tendo com os parlamentares. “Será uma via de mão dupla. Muitos falaram que tentamos engessar o novo governo, o que não é verdade. Teremos uma relação harmônica, respeitando cada Poder Municipal, mas acima de tudo, buscando o bem comum para quem vive em Volta Redonda ”, disse o presidente da Câmara Municipal que ainda disse que esse tipo de contato sempre foi muito difícil
“O que acontecia antes é que os secretários nem atendiam os telefonemas dos vereadores. Era uma relação complicada. Eles (ex-secretários) faziam pouco caso dos vereadores”, reclamou Dinho.
O vereador José Martins de Assis, o Tigrão, pediu a palavra para enfatizar essa nova relação: “ Senhor prefeito, já estou 12 anos como vereador e eu nunca vi essa abertura que o executivo está propondo para o legislativo. Isso é inédito e um sinal de respeito com os parlamentares”.
O assessor parlamentar do prefeito de Volta Redonda, Maurício Batista, ex-vereador, confirmou a informação e antecipou que essa relação será diferente agora com o novo Governo Municipal. “Já vi muitos parlamentares da gestão passada reclamarem da forma que os ex-secretários municipais tratavam os vereadores. Isso não pode e não vai acontecer nesse novo governo. É uma determinação do próprio Samuca”, disse assessor parlamentar.
Prefeito participará na primeira sessão da Câmara
Durante o encontro, Samuca Silva anunciou que irá à primeira sessão ordinária. Pelo regimento interno da Casa Legislativa, será no dia 16 de fevereiro, quinta-feira.
“Volto a dizer que o nosso governo será o do diálogo, com todos os setores da sociedade. Irei sempre que convidado, à Câmara Municipal para conversar com os parlamentares, respeitando a independência dos poderes. Isso faz parte de uma democracia saudável. Assim como visitarei os vereadores, faço questão de que o legislativo acompanhe de perto, os trabalhos do Executivo”, finalizou o Samuca Silva.
Prefeito pede ao secretariado para otimizar e economizar recursos
Um pouco antes, também nesta quarta feira, o prefeito se reuniu com todos os secretários, presidentes de autarquias e assessores. Samuca Silva determinou que todos economizem e façam um balanço da atual situação de cada pasta. “Queremos criar, entre todas as secretarias, uma mentalidade de otimizar e economizar recursos para uma melhor gestão do município. Esse é o nosso compromisso com a população gastar melhor os recursos públicos”, ressaltou o prefeito .
Por André Aquino com foto de Gabriel Borges