Erro
  • JUser: :_load: Não foi possível carregar usuário com ID: 467

Novo teatro do Colégio Getúlio Vargas será entregue no dia 30 de dezembro, às 19 horas

Publicado em Sexta, 23 Dezembro 2016 07:33

        “O novo teatro do Colégio Getúlio Vargas - o Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior - é um ganho muito grande, é uma obra espetacular e será muito importante nessa parte pedagógica para beneficiar os alunos do Getúlio, dos colégios da Fevre e pode ser um espaço essencial para a comunidade local, principalmente para os grupos de teatro. É um resgate cultural daquilo que já foi desenvolvido na educação e teve que ser interrompido com a interdição do antigo auditório teatro”. A opinião é da diretora pedagógica da Fundação Educacional de Volta Redonda, Mônica Serafim. A obra – um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões - será inaugurada no dia 30 de dezembro, às 19h.

        Segundo ela, cerca de 6 mil alunos da Fevre poderão usar o novo teatro nos trabalhos extra classe, dando oportunidades aos professores, sejam de artes, ciências, educação física, matemática, história ou geografia.

        “A educação hoje tem uma visão de interagir além de quatro paredes, com propostas que vão se encontrar pedagogicamente neste mesmo espaço. Sejam congressos, seminários, capacitações dos professores, apresentações de peças de teatro pelos grupos locais e que serão formados, todas essas atividades poderão ser desenvolvidas neste espaço, completando e enriquecendo a cultura, aprimorando a educação pública, somando conhecimentos”, comparou.

        Ela destacou que as entradas independentes para acesso ao novo teatro - uma por dentro do Colégio Getúlio Vargas e outra pela Rua 154, no Laranjal - favorecem tanto ao público escolar como a comunidade fora da escola, tendo ainda acessibilidade total para as pessoas portadoras de deficiências.

        O novo teatro da Fundação tem 1,7 mil m2 de área construída, em três pavimentos – subsolo e térreo com mezanino. O teatro possui acústica e iluminação especial. A recepção do Teatro Maestro Franklin contém espaço suficiente para uma galeria de artes, criando mais um espaço público para os artistas da cidade.

        Na parte interna foi criado um novo espaço - a sala multiuso - que poderá abrigar cursos, ensaios, palestras, seminários ou ainda projeções para filmes ou documentários. O mezanino na parte superior do auditório tem capacidade de 166 lugares com visão privilegiada para o palco de 260 m2. O teatro conta ainda com dois camarins - feminino e masculino – totalmente equipados.

        O arquiteto do IPPU-VR (Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Volta Redonda), Augusto Ferreira Esteves, autor do projeto, afirmou que a obra tem as linhas em estilo contemporâneo, atendendo a todas as normas de segurança, com acessibilidade total nas áreas comuns e banheiros.

        O presidente da Fevre, José Luiz de Sá, afirmou que o novo Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior é de grande importância para a comunidade escolar e a cultura do município, podendo contribuir para implementar e reunir grupos de teatro do município, um espaço para shows, projetos educacionais.

        “Este será um grande acontecimento para a educação e a cultura de Volta Redonda”, apontou, ressaltando que poderão ser feitas parcerias com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) para eventos diversos, valorizando o estudante e o ensino público. “A inauguração da obra representa um grande passo para a educação, a cultura e a arte no município”, afirmou.