Os médicos participantes do programa federal Mais Médicos em Volta Redonda – oito cubanos e uma brasileira, formada em Cuba – receberam uma homenagem da Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta quarta-feira (dia 21), no Gabinete do prefeito Antônio Francisco Neto. A secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, explicou que o programa federal tem regras, que prevêem a mudança das equipes de três em três anos.
“Vocês (médicos) vieram no 5º ciclo do programa, com a expectativa de mudança em fevereiro. Não poderia deixar de marcar o nosso orgulho de tê-los aqui. Vocês vivenciaram uma relação estreita com a comunidade, que aprovou o trabalho de vocês”, disse Marta. Os médicos receberam um certificado e um mosaico com a bandeira do Brasil, feita pelos alunos do Capd (Centro de Atenção à Pessoa com Deficiência).
A coordenadora de Atenção Básica da SMS, Milene Paula de Souza Silva, realizou um levantamento do trabalho desenvolvido pela equipe do Mais Médicos, junto com o também coordenador da Atenção Básica Bruno Castro de Oliveira, e destacou algumas particularidades nos atendimentos.
“Vimos que os profissionais são muito qualificados, conhecem a causa do paciente, ampliou o acesso à Atenção Básica, houve estabilidade na manutenção das equipes, produção científica e qualificação permanente, além do cumprimento da carga horária”, disse ela, afirmando ainda que o levantamento apontou como destaques no atendimento as áreas de Saúde Mental, tratamento de Álcool e Drogas, Tuberculose e Saúde do Homem.
O médico da SMS José Antônio Pereira Fernandes, supervisor do programa Mais Médicos pelo Ministério da Saúde em Volta Redonda, destacou o profissionalismo dos cubanos. “Tenho 40 anos de Medicina e nunca trabalhei com profissionais como vocês. Quero falar da minha profunda gratidão e meu amor por vocês, aprendi muito, inclusive tecnicamente”, pontuou.
Luzia Quintino, do Conselho Municipal de Saúde, afirmou que a população se surpreendeu com o atendimento prestado pelos cubanos, mais humanizado. “Pela primeira vez tivemos um ‘retorno ao contrário’: as pessoas nos procuravam dizendo que “a consulta demorava demais”, que “o médico vai em casa”. Vocês humanizaram o cuidado, tem carinho com o paciente, transformaram esse atendimento”, disse.
O prefeito Neto disse que houve reação contrária de alguns médicos quando foi anunciado que Volta Redonda receberia o Mais Médicos, mas que os profissionais cubanos deixaram um exemplo para a cidade.
“Quando anunciou a vinda de vocês, alguns médicos se manifestaram abertamente contra, e nós não sabíamos por quê. Depois vimos que vocês deram um exemplo de profissionalismo no atendimento, que antes não existia. Nos sentimos muito honrados, vocês foram uma referência, e nunca ouvi nenhum morador de Volta Redonda reclamar do atendimento de vocês, muito pelo contrário. Nós acreditamos no SUS (Sistema Único de Saúde) e na Saúde Pública, que funcionam quando feitos com seriedade”, disse o prefeito, que completou: “Queríamos que vocês ficassem eternamente, e esta não é a vontade do prefeito de Volta Redonda, mas da população da cidade. Obrigado por tudo que vocês fizeram por nossa população”.
Coordenador do médicos integrantes do Mais Médicos, Carlos Fernández Gonzáles, relatou que este grupo já trabalhou por seis anos na Venezuela, em um programa federal semelhante, e agradeceu a Neto pela oportunidade da trabalhar no Brasil.
“Eu tinha um sonho de trabalhar no Brasil, e realizei este sonho. Primeiro tenho que agradecer a Deus pela oportunidade, depois ao prefeito, por ter abraçado o programa. A experiência foi muito boa, conhecer outras pessoas, outra cultura. O acolhimento da população também foi muito bom”, disse Gonzáles, afirmando ainda que o tratamento diferenciado foi notado pela população. “A nossa proposta de atendimento, onde sentamos lado a lado com o paciente, fazemos uma escuta ativa e nos tornamos como a família do paciente, para que ele possa nos contar mais detalhes, facilitando o diagnóstico, é um diferencial que a população reconhece. Conseguimos resolver as demandas dos pacientes, e isso nos gratifica muito. Me sinto muito realizado”, disse.