O prefeito Antonio Francisco Neto inaugurou, na manhã desta quinta-feira (dia 15), o Memorial Olímpico no Estádio Municipal Raulino de Oliveira – o Estádio da Cidadania – onde está exposta uma réplica da tocha olímpica que passou pela cidade durante o revezamento. A cerimônia contou com a presença da secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, além dos idealizadores do memorial: Cláudia Freitas (arquiteta responsável pelo projeto) e o professor José Eduardo Rezende (assessor especial de Gabinete). Durante a inauguração, o prefeito falou sobre a homenagem.
“Na época que a tocha olímpica passou por Volta Redonda, os organizadores falaram que a cidade preparou com dignidade a passagem dela. E agora, prestamos uma homenagem àquele evento. Com certeza vai marcar. Resumindo em uma palavra: maravilhoso”, disse Neto.
Medindo cerca de 2 metros com a réplica da tocha, o Memorial Olímpico está sob um pedestal de mármore e é feito de alumínio pintado na cor verde e todo iluminado com lâmpadas LED. Nele estão afixadas placas com os nomes dos condutores da tocha em Volta Redonda, um texto com um trecho sobre a Olimpíada e outro sobre o trajeto da tocha pela cidade.
“Quando me pediram para idealizar o memorial, comecei a rabiscar no papel e achei que tinha que ser alguma coisa que desse uma sensação de elevação, como a pessoa eleva a tocha para acender a pira olímpica. Utilizamos o verde, primeiro porque é a cor do Brasil, da nossa bandeira. Também é uma cor que estava em todas as logomarcas olímpicas”, disse a arquiteta Cláudia Freitas.
O Memorial Olímpico está em exposição permanente no saguão do Acesso Branco do estádio, que fica localizado na Rua 545, s/nº, bairro Jardim Paraíba.