Orquestra de Volta Redonda participa do Rio Internacional Cello Encounter; Concerto foi domingo no Cine 9 de Abril

A Orquestra de Cordas de Volta Redonda participou neste domingo (dia 11) de um grande espetáculo de música clássica no Cine 9 de Abril, dentro da programação do 19º Rio Internacional Cello Encounter. A apresentação teve a participação do violoncelista inglês David Chew, premiado internacionalmente e criador do Rio Internacional Cello Encounter. Além de Chew, radicado há 30 anos no Brasil, participarão do espetáculo outros consagrados artistas da música clássica, como o violoncelista dinamarquês Kim Bak Dnitzen e o saxofonista argentino Blass Rivera. O casal de bailarinos Cecília Gonzalez e André Sampaio também participaram do concerto da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, que foi regido pela maestrina Sarah Higino.

No programa da apresentação conjunta estiveram obras de compositores clássicos e modernos, como Haydn, Sibelius, Piazzola e Villa Lobos.  Sarah destaca que a Orquestra de Cordas de Volta Redonda – formada por 56 alunos das escolas municipais, com idade média de 12 anos - já tocou em diversas salas pelo Brasil, e que o concerto foi um grande presente do Dia dos Pais.

“A nossa Orquestra de Cordas é motivo de orgulho para toda a população de Volta Redonda, tendo se apresentado em vários eventos nas salas de concerto do Brasil, no Rio, São Paulo, Niterói, e outros. Temos crianças de 8 anos tocando violoncelo, dentro do nosso projeto Volta Redonda Cidade da Música, que já atende cerca de 4 mil estudantes da rede municipal”, disse.

19º Rio International Cello Encounter – O evento, que reúne dança, música e artes plásticas, oferece na edição de 2013 mais de 40 concertos, workshops e master classes (aulas especializadas, com instrumentistas de renome).  A abertura foi no dia 1º de agosto, no Teatro Tom Jobim, no Rio de Janeiro, com a participação da Orquestra de Cordas de Volta Redonda, que já foi convidada cinco vezes para o evento internacional.

DAVID CHEW - O inglês David Chew, 60 anos, já está com 31 anos de Brasil, é premiado na Alemanha, França e Inglaterra pela sua interpretação das Bachianas Brasileiras. Em 2005 foi indicado ao Grammy Latino e recentemente condecorado com Ordem do Império Britânico pela Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, pelo trabalho que desenvolve na área da música. O violoncelista é fundador, diretor geral e diretor artístico do Rio International Cello Encounter, que reúne no Rio os maiores nomes de instrumentos para concertos, master classes e intercâmbio com alunos e músicos brasileiros.

CIDADE DA MÚSICA - O projeto Volta Redonda Cidade da Música - fundado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira - tem o apoio da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) e SME (Secretaria Municipal de Educação), atendendo cerca de 4 mil estudantes nas escolas públicas do município.

Prefeitura Municipal de Volta Redonda | Praça Sávio Gama, nº 53 - Aterrado | CEP: 27215-620 | Tel: (24) 3345-4444